Paralelamente aos ensaios de qualidade sónicos ou ultrassónicos, que nos darão informação sobre a qualidade de execução das estacas, será possível verificar (ensaio de carga estático) ou estimar (ensaio de carga dinâmico) a capacidade de carga de uma estaca.
Os ensaios de carga estáticos permitem obter uma curva de carga versus assentamento, até à carga de trabalho ou até ao valor último. Sendo, contudo, ensaios dispendiosos devido à preparação da estrutura de reacção que requer sistemas de ancoragem (ancoragens, micro-estacas ou estacas).
O ensaio de carga dinâmico, é um ensaio que objectiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interacção estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ele difere das tradicionais provas de carga estáticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, por meio de golpes de um sistema de percussão adequado.
A medição é feita por meio da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma secção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo de seu topo. O sinal dos sensores é enviado por cabo ao equipamento, que armazena e processa os sinais “on line”.
Tem a vantagem de ser um ensaio de menor custo e tempo de execução, viabilizando a sua aplicação em um maior número de estacas, o que caracteriza melhor a variabilidade de resistência e assim, propicia condições para a análise de confiabilidade.